terça-feira, 27 de julho de 2010

PELE X PÊLOS ENCRAVADOS

        Os pelos encravados são problemas que costumam aparecer na adolescência, mas depois desse período podem surgir a qualquer momento. Em mulheres costumam ser mais frequentes nas regiões das pernas, virilha e axilas, enquanto nos homens a sua incidência se dá, na maior parte das vezes na região da barba, pescoço e nuca.
       O principal motivo pelo qual eles aparecem é o método depilatório utilizado.
       Quando são raspados muito próximo à pele, com lâminas e barbeadores, ou quando são tracionados a ponto de serem arrancados (cera e aparelhos depilatórios), eles costumam continuar a crescer, e, se sua haste não seguir o canal correto rumo à superfície da pele e retornar ao interior da mesma, causará a irritação típica chamada pseudofoliculite.
       Então, aí vai 6 dicas para você se livrar desse incômodo.
       1. Alterne uma depilações com cera com uma depilação com lâmina. Assim você descansa a pele da irritação causada pela cera e dá um pouco de força para o fio crescer.
       2. Mantenha as regiões sempre bem hidratadas – se a pele está mais fina, fica mais fácil o pelo sair dela.
       3. Evite usar calcinhas muito apertadas. O atrito com a virilha aumenta o desconforto e piora a inflamação.
       4. Peça para o seu dermatologista te indicar um creme à base de ácido retinóico e glicólico. Essas fórmulas manipuladas agem como esfoliantes químicos, regenerando as células e retirando o acúmulo de pele que impede a saída do pêlo. Além disso, esses ingredientes ajudam a remover as manchas. A parte ruim é que vai ser preciso o sol.
       5. Faça uma esfoliação caseira – que hidrata e afina a pele. Mas tem que ser uma esfoliação bem leve, para não machucar ainda mais o local. Anote esta receita: duas colheres de sopa de aveia em flocos, duas de leite de soja, duas de gérmen de trigo e cinco gotas de óleo de gérmen de trigo. Misture tudo e deixe encorpar por alguns minutos. Aplique nas regiões problemáticas, massageando a pele com movimentos circulares. Enxágüe no banho. Faça isso antes de depilar.
       6. Você já fez tudo e nada resolveu? Invista em uma depilação a laser. Ela acaba com os pelos de uma vez e minimiza as inflamações.

       Anotou?!

***créditos: CAPRICHO  e ABRIL.COM ***

Nenhum comentário:

Postar um comentário