sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Cuidados com o Filtro Solar

            Bom, as férias estão quase acabando mas falar de cuidados com a pele é sempre bom não é mesmo?! 

            Um estudo realizado na faculdade de medicina da Universidade de São Paulo mostrou que a aplicação da quantidade inadequada de filtro solar diminui o fator de proteção a menos da metade.
            Ele não pode ser apenas mais um coadjuvante do verão. O protetor solar é fundamental para a saúde, mas você sabe qual o tipo ideal para sua pele, qual o fator de proteção correto e quando usar?
            Em tempos de altos índices de radiação solar, usar protetor é uma questão de saúde. “A prova mais contundente é que se a gente não passa um dia fica vermelho”, diz José Koelzer Neto, advogado.
            Para evitar manchas, envelhecimento precoce e principalmente câncer de pele o filtro deve ter fator de no mínimo 15, mas o ideal é 30, que é mais eficiente contra os efeitos de sol. Depois disso a proteção pouco aumenta.
            “Uma pessoa que já teve melanoma, um câncer de pele, ou tem aquela pele que sempre queima e nunca bronzeia, vai ter que usar um bloqueador solar”, explica Sérgio Celia, dermatologista.
            Mesmo com a pele muito branca, Michele só começou a usar filtro com 20 anos. “Achava sempre muito melecado”, diz Michele Figueiró, designer de acessórios.
            “Essa é a história de todo mundo. Até os 18, 20 anos a gente já pegou até 80% da radiação danosa que teria que ter pego”, revela o dermatologista.
            Como os efeitos são cumulativos sempre é tempo de se proteger. Michele descobriu produtos que são rapidamente absorvidos pela pele como os fluídos e os de toque seco. Os protetores em gel e em spray são ideais para os homens por causa dos pêlos e para quem tem pele oleosa. Já quem tem pele seca deve usar em creme.
            “Existem inclusive protetor solar indicado para pessoas com acne”, explica o dermatologista.
            O filtro só tem efeito se passado 30 minutos antes da exposição ao sol e ele. Deve ser reaplicado a cada duas horas. “Diz ali na caixinha de alguns protetores que dura 12h, outros dizem resistente à água, não, é quase que consenso da maioria dos dermatologistas que tem que reaplicar a cada duas horas e depois vamos dizer, entrou na água, saiu, mesmo que diga que é resistente à água reaplica”, alerta.
            Outra dica importante: não dá para esquecer de passar filtro em todas as partes do corpo que ficam expostas ao sol. Pés, pescoço, lábios e orelhas. Elas também precisam de proteção.
            A orientação da Sociedade Brasileira de Dermatologia é seguinte: use sempre a palma das mãos para aplicar o protetor solar. Para passar no corpo todo você vai precisar de quase seis colheres de chá de protetor. Uma para o tronco, uma para as costas, uma para cada perna, ½ colher para cada braço e ½ colher para o rosto.
            Com a maquiagem, se eu coloco antes ou depois do protetor solar e como funciona durante, eu posso colocar o protetor em cima da maquiagem, como funciona isso?
            Hoje existem os cosmecêuticos, então a gente tem protetores que já tem cor, já é uma base então aí já resolve uma parte do problema.

            Aprenda a usar o protetor solar
            O primeiro passo é escolher o protetor mais adequado. Existem diversas opções, com diferentes fatores de proteção e veículos de aplicação (creme, gel e spray).
            Diferente do creme, o gel deve ser aplicado de forma delicada, apenas em uma direção, para não perder efeito.
            O spray traz a vantagem ser mais prático em regiões com pêlos, porém é mais difícil mensurar a quantidade correta a ser aplicada. A dica é usar o jato contínuo para cobrir o corpo todo, sem espalhar com as mãos.
            Cremes e géis devem ser aplicados na mesma quantidade, cerca de seis colheres de chá para o corpo todo. Uma para o tronco, uma para as costas, uma para cada perna, ½ colher para cada braço e ½ colher para o rosto.

            Fator de proteção
            Um filtro com FPS 15 barra 93,3% dos raios UV-B, enquanto um fator 30 protege contra 96,7%. A diferença está no tempo de proteção. Quanto mais alto o FPS, por mais tempo ele irá proteger a pele.
            Os dermatologistas recomendam reaplicar o protetor a cada duas horas.
            Quanto mais clara a pele, mais alto deve ser o FPS. As pessoas com pele escura não devem usar fator menor que 15 para evitar outros efeitos danosos, como o envelhecimento acelerado provocado pelos raios ultravioleta do sol.
            A proteção contra raios UV-A é menor que a proteção contra UV-B nos filtros solares, mas alguns protetores têm ação reforçada contra UV-A. Vale ficar atento aos rótulos.

            Cuidados especiais
            Ao passar filtro solar em creme ou gel, os médicos recomendam usar a palma da mão para obter uma aplicação mais homogênea. Além de repassar a cada duas horas, é preciso ficar atento para suor em excesso.
            Mesmo os filtros resistentes à água perdem efeito de proteção no mar ou na piscina, dependendo do tempo de exposição. Após 40 minutos, os filtros resistentes perdem 50% da proteção.
            Se secar com a toalha, deitar na canga ou até vestir e tirar uma camiseta pode contribuir para que um pouco de filtro seja removido da pele, o que diminui a proteção.



(créditos totais ao site do Jornal Hoje)

Postado por Raisa Duarte dos Santos @RaisaDuarte

Nenhum comentário:

Postar um comentário