Você sabia que existem modelagens diferentes de sobrancelhas para cada formato de rosto? Entenda tudo sobre isso!
Quando bem feitas, desenhadas e de acordo com o formato do rosto, as sobrancelhas além de realçarem a beleza natural, ainda evidenciam as características pessoais. "Elas são elementos fundamentais em nossa aparência. Elas têm o poder de alterar significamente a expressão da cliente", afirma Isabela Braga, design de sobrancelhas e proprietária do salão Depil Chic & Co.
De acordo com o beauty artist e design de sobrancelhas Renato Mardonis, do salão paulistanoLovic Cabeleireiros, para cada rosto existe um tipo ideal de sobrancelhas, mas esta regra só se torna prática quando o profissional tem matéria para adequá-las a cada caso. Isso porque, antes de iniciar o trabalho, é importante que ele analise o formato natural das sobrancelhas, formato do rosto, nariz e olhos. Além, é claro, de ouvir o que a cliente espera.
Isabela Braga explica que as sobrancelhas devem iniciar na linha do nariz e terminar após os olhos. Quanto mais comprida, mais o olhar será realçado. "Pelos bem aparados e uma sobrancelha delineada, ficam bons em todos os rostos", afirma ela.
Veja o que os profissionais indicam para cada tipo de rosto:

- Rosto longo: Sobrancelhas mais retas com curvatura nas pontas são as mais indicadas.
- Rosto quadrado: Aposte nas sobrancelhas arredondadas ou angulosas.
- Rosto redondo: Nesse caso é importante amenizar as formas arredondas com sobrancelhas mais geométricas, ou ligeiramente angulosas. Isso é ideal para levantar a expressão. Evite as sobrancelhas muito finas, que deixam a face mais redonda ainda.
- Rosto oval: Evite sobrancelhas muito arqueadas. Regra que vale também para os rostos redondos. Defina-as com formas mais retas e mantenha a ponta sempre para a lateral, em direção as têmporas.
As sobrancelhas ainda ajudam a disfarçar imperfeições. Confira:
- Olhos pequenos: Quem tem olhos muito pequenos, deve evitar deixar as sobrancelhas muito grossas, para que a expressão não fique pesada.
- Olhos grandes: Pedem sobrancelhas nem tão grossas e nem tão finas. Uma "leve" arqueada no traço ajuda a destacar o olhar.
- Olhos caídos: As sobrancelhas devem ser mais arqueadas para levantar o olhar. É importante evitar o formato meia-lua.
- Olhos fundos e juntos: Separar levemente o meio entre uma sobrancelha e outro e deixá-las levemente mais finas e definidas.
- Olhos muito separados: Sobrancelhas mais "juntas" e compridas são as ideais. Deve-se tomar cuidado para não deixá-las muito retas.
O que está na moda?
As sobrancelhas finas já tiveram o seu reinado entre as mulheres, mas hoje os profissionais são unânimes ao afirmar que a tendência agora é outra.
De acordo com a designer Isabela Braga, as sobrancelhas bem marcadas, definidas e grossas são as mais pedidas. "Podemos citar como exemplo Cleo Pires, Juliana Paes e Maitê Proença. Nove de cada dez clientes que sentam em minha cadeira dizem que não gostam das sobrancelhas finas", afirma.
![]() | ![]() | ![]() |
Mas apesar disso, Isabela diz que, para sobrancelha, não existe muito a questão de moda. "Ela deve ser atemporal, uma vez que irá acompanhar a cliente por toda uma vida. Ou seja, por várias décadas. Hoje, ouço queixas de algumas clientes dizendo que, nas décadas de 1950 e 1960, época em que a moda era tirar muito os pêlos, deixando apenas uma linha bem fina, elas tiravam. Mas se arrependem", explica.
Então fica a dica: Procure um bom profissional. Ele irá analisar seus traços e, com base neste estudo, deixará suas sobrancelhas lindíssimas e harmônicas.
*Créditos totais: portaldamaquiagem*
Adorei as dicas e vocês?? Votem e comentem *-*
Por: Isis Hoanny Duarte dos Santos, @hoanny
Nenhum comentário:
Postar um comentário